DICAS DE DINÂMICA EM GRUPO.................

DICAS DE COMO SE COMPORTAR NAS DINÂMICAS EM GRUPO

Você já conseguiu fazer com que seu currículo fosse escolhido pelo selecionador e foi convocado para participar de uma dinâmica de grupo. Neste Guia, você aprenderá a encarar essa etapa do processo seletivo, entendendo como ela funciona, para que serve e qual é a melhor maneira de se comportar. Apesar de muitas vezes não entendermos o que as atividades em grupo significam, seus resultados são fundamentais para a escolha dos selecionadores. Por isso, prepare-se!

Para muitos candidatos, a dinâmica de grupo é um dos momentos mais críticos de um processo seletivo. Além de ter de interagir e se destacar em meio a pessoas desconhecidas, é exigido do participante jogo de cintura para saber lidar com jogos e atividades propostos na hora. “A dinâmica de grupo em processos seletivos visa identificar o candidato certo para uma vaga específica. Por isso, a atividade aplicada deve ser análoga à função do cargo oferecido”, afirma Roberto Hirsh, da SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos). Deste modo, a maior dica para o candidato é ter certeza de que possui o perfil desejado pela empresa. “O maior inimigo do candidato é ter o perfil inadequado para o cargo, e não as pessoas que estão concorrendo com ele”, explica a psicóloga organizacional Beatriz de Campos, consultora da Pensare Consultoria.

Mas como os selecionadores optam por aplicar esta ou aquela dinâmica? “Cada profissional tem seus autores de dinâmica favoritos. No meu caso, gosto do trabalho de Maria Rita Gramigna e Marise Jalowitzki, entre outros. Além disso, pesquiso em sites especializados”, conta Beatriz. Não há como prever qual tipo de dinâmica será aplicado em determinada empresa, mas estudar alguns exemplos pode ajudar em sua preparação.

Confira algumas vivências freqüentes em processos seletivos:

- Apresentação: Antes de começar a trabalhar em grupo, é preciso conhecer cada um dos candidatos. A apresentação p ode ser feita apenas oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição de sua vida pessoal e profissional . Não se esqueça, porém, de que sua apresentação pessoal já estará sendo avaliada pelos recrutadores, que irão verificar sua habilidade em falar sobre si;

- Atividade individual: Também é uma opção de avaliação do selecionador, que busca examinar a capacidade do candidato em se expor a outras pessoas, competência na argumentação e fluência verbal (veja um exemplo disponibilizado por Beatriz);

- Redação: Algumas empresas pedem durante a dinâmica que os candidatos escrevam um texto (cujo tema pode ser específico ou livre) para avaliar o domínio da língua escrita – seja em português ou outro idioma requisitado pela vaga. Portanto, revisar sua ortografia antes de encarar o processo é uma dica valiosa (veja o que diz Izabel Failde, especialista do Empregos.com.br em dinâmica de grupo);

- Simulação de vendas: Não é raro que os recrutadores peçam para os participantes se dividirem em grupos e bolarem uma estratégia de venda para determinado produto. Geralmente esse tipo de dinâmica ocorre quando a vaga em questão está relacionada ou necessita de algumas competências de um profissional de vendas (leia mais);

- Trabalho em equipe: Inúmeras dinâmicas têm o objetivo de avaliar como o candidato interage em grupo – se é introvertido ou não, engajado com a equipe ou relapso, possui capacidade de argumentação ou não, apresenta características de liderança ou de liderado, etc. (veja um exemplo disponibilizado por Beatriz).
Conquistando o sucesso
Muitas competências são avaliadas durante todo o processo e, por mais diferentes que sejam as vagas, algumas habilidades são sempre bem vindas, tais como: criatividade, flexibilidade, iniciativa, capacidade de negociação, foco em resultados, capacidade de trabalho em equipe, autoconfiança, liderança, estabelecimento de metas e tomada de decisão. É muito importante que você se prepare e estude bem a empresa e o cargo pretendido, contudo, lembre-se de que sua atitude deve ser o mais natural possível. Não tente decorar o que vai fazer na dinâmica. Você ficará mais ansioso e as chances de falhar aumentam. Como você não pode prever quais serão as atividades aplicadas, veja quem é o candidato que os avaliadores procuram - em todos os tipos de dinâmica:

• Aquele que é seguro de si, que possui valores, metas e idéias condizentes com as da empresa;

• Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes;

• Desempenha sua tarefa com o uso do raciocínio, planejando e executando o trabalho de forma organizada, expondo suas idéias com fundamento;

• Aceita os demais membros, promovendo-os também para o sucesso e êxito em seu desempenho.
É automaticamente descartado quem:

• Demonstra comportamento arrogante;

• Possui timidez demasiada, sem participação efetiva;

• Finge comportamentos;

• Boicota algum membro do grupo;

• Busca destaque em excesso, não permitindo a participação dos demais membros.


NÃO TENHA MEDO DA DINÂMICA EM GRUPO

Só quem já participou de uma dinâmica de grupo sabe qual é a sensação de estar sendo avaliado e observado por várias pessoas ao mesmo tempo. Nervosismo, ansiedade e medo são sentimentos comuns aos candidatos mesmo dias antes da realização do processo. A supervisora de telemarketing Flávia Rita de Paula já teve seu desempenho prejudicado por causa do excesso de nervosismo. Recém chegada do interior de Minas Gerais, ela afirma que foram muitos os fatores que a deixaram ansiosa: desconhecimento da cidade, primeira experiência em um grande processo seletivo, concorrência demasiadamente qualificada, entre outros. “Mas o que mais me intimidou foi o fato de os candidatos serem eliminados pouco a pouco, na nossa frente”. Como resultado, Flávia ficou extremamente apreensiva e não conseguiu obter um resultado satisfatório em sua performance. “Senti que por causa do nervosismo deixei de falar e explorar mais minhas qualificações perante os selecionadores”.

Para Floriano Serra, diretor de RH da Apsen Farmacêutica e colunista do Empregos.com.br , manter o ambiente tranqüilo e agradável durante a avaliação depende, antes de tudo, do próprio recrutador. “Não aceite ser desrespeitado ou constrangido. Se não estiver satisfeito com a seleção, levante-se educadamente e vá embora”. Como não dá para prever como será a atuação do selecionador durante o processo, a melhor coisa a fazer é preparar-se muito bem mental e espiritualmente. Confira abaixo dicas para controlar a ansiedade e se dar bem na dinâmica de grupo.

Dicas para evitar o nervosismo antes da dinâmica:

• Pesquise bastante sobre a empresa. Isso o deixará mais seguro e habituado ao local;

• No dia anterior, tente não pensar muito na dinâmica. Aja como se fosse uma prova, em que você já deveria ter se preparado antes da véspera. É recomendável também fazer programas descontraídos, como ir ao cinema e sair com os amigos;

• Não pense que se sai melhor na dinâmica quem fala mais; o que importa é o conteúdo do que é dito. Portanto, nada de elaborar grandes discursos prévios – seja sempre você mesmo;

• Mesmo que esteja muito nervoso, nem pense em tomar calmantes - você pode prejudicar seu desempenho, alterando seus reflexos;

• Para relaxar de forma natural, uma dica é fazer meditação, que é benéfica para todas as pessoas. O colunista recomenda a meditação transcendental, em que você deve permanecer em um local escuro por cerca de 40 minutos e se concentrar para “zerar” o pensamento;

• Lembre-se, contudo, de que a ansiedade pode até contribuir em seu desempenho, dependendo do tipo da vaga. Um cargo de vendedor, por exemplo, necessita de uma pessoa mais elétrica e inquieta.
Dicas para ter sucesso durante a dinâmica:

• A maior dica de todas é sempre ser você mesmo, sem tentar criar tipos;

• Não force a barra falando mais do que aquilo que lhe foi perguntado;
• Não se esqueça de que o seu corpo fala (leia matéria). Por isso, mantenha sempre uma postura confiante;

• Evite fazer referências negativas a seu emprego anterior, pois é uma atitude vista como antiética;

• Discordar dos outros não é proibido – é só saber usar as palavras de modo cortês;

• Cuidado com o visual

• Jamais tente fazer qualquer jogo de sedução, seja com o recrutador ou com os outros participantes.

UM BREVE RESUMO DO QUE É UMA DINÂMICA DE GRUPO
A dinâmica de grupo, como forma de brincadeiras lúdicas e jogos sem pretensão de analisar aspectos comportamentais, surgiu bem antes de haver qualquer menção à estrutura organizacional das empresas e sociedade. No início de tudo o termo "dinâmica de grupo" não era utilizado. "Em Recursos Humanos lutamos, inclusive, para dissociar a palavra "brincadeira" do conteúdo técnico, pois é uma das imagens distorcidas do instrumento", afirma Izabel Failde, psicóloga, consultora em RH e especialista em Dinâmica de Grupo do Empregos.com.br.

Tudo começou no período paleolítico, com as ingênuas brincadeiras das crianças. Izabel conta que nesta fase já existem registros de desenhos nas cavernas, provavelmente retratando as guerras entre as tribos ou lutas com os animais (para subsistência). As crianças, posteriormente, imitavam os pais utilizando as armas na simulação de brincadeiras de guerra. Neste período já há impressões arqueológicas de que eles tinham consciência do jogo, usando uma bexiga de animal como bola, por exemplo. Na Idade Média, surge a idéia da simulação de situações. Os pagens simulavam uma "guerra" com as crianças, fazendo uso de arco-e-flexa e de jogos como "cabo de guerra". Nesta época já há inclusive a idéia de ganho e perda que um jogo pode causar.

Mais tarde, já na época industrial, em 1933, foi realizada uma pesquisa para verificar se o estresse e as condições estruturais das fábricas influíam no trabalho dos operários. A investigação provou que as condições de trabalho, extremamente precárias, prejudicavam e causavam fadiga nos funcionários. Com algumas melhorias, como uma iluminação adequada, os trabalhadores tiveram uma significativa melhora na performance. "Desde então foi provado que os fatores externos prejudicam na dinâmica dos grupos", diz Izabel.

O conceito de dinâmica de grupo como o conhecemos hoje surgiu entre 1935 e 1955. Em Psicologia Social, o grupo é a instância que estabelece a ligação entre o individual e o coletivo. Neste âmbito, emerge como um conceito que vai além dos indivíduos que o compõem. Como elementos centrais da definição de um grupo, pode-se destacar a interdependência funcional entre os seus membros, a partilha de um objetivo comum e a existência de papéis e normas.

Um dos teóricos mais influentes para o estudo dos grupos foi Kurt Lewin, que instituiu o termo "Teoria de Campo", porque entende que o ser humano age num mundo de forças (vetores) com cargas (valências) positivas ou negativas. A

Teoria de Campo considera que não se pode compreender o comportamento do indivíduo sem se considerar os fatores externos e internos à pessoa, uma vez que estes interagem na determinação desse comportamento. Lewin foi ainda um dos criadores da Teoria da Dinâmica dos Grupos, que procura analisar, do ponto de vista interindividual, as estruturas do grupo, como o poder, a liderança e a comunicação.

Mas, afinal, o que vem a ser a dinâmica de grupo? A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes.
Participamos e coordenamos vários grupos ao longo da vida: na escola, em casa, no trabalho... Cada grupo tem um objetivo e dinâmica próprios. Veja um exemplo: em um grupo de amigos que se encontra num sábado à noite, o objetivo maior é se divertir, trocar idéias, enfim, passar um tempo agradável ao lado de pessoas que se gosta. Por outro lado, em um processo de seleção a dinâmica é utilizada para identificar comportamentos que não passíveis de serem identificados em testes, como liderança, capacidade para atuar em equipe, entre outras competências comportamentais. Tudo depende da vaga e do que a empresa quer do candidato.

A dinâmica de grupo é usada como ferramenta com fins de aprendizagem nos Estados Unidos desde 1950. No Brasil, imagina-se que ela começou a ser utilizada em escolas e empresas na década de 70, mas não há dados que comprovem isso.

A partir de agora, você conhecerá um pouco mais sobre a finalidade, as etapas e curiosidades sobre a dinâmica de grupo como ferramenta em processos seletivos e também em treinamentos.

COMO SE PREPARAR PARA A DINÂMICA EM GRUPO
Uma das etapas mais importantes dos processos seletivos, a dinâmica de grupo é uma atividade que exige bastante preparo. Todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o momento que você chega na empresa até a hora de ir embora, além do seu comportamento diante dos outros participantes. Saiba aqui como se preparar para encarar esse que muitas vezes é o primeiro passo para sua aprovação - ou eliminação - em um processo seletivo. Antes de mais nada, é fundamental entender o que é a dinâmica de grupo, quais seus objetivos e como você será analisado. Saiba mais sobre a história das dinâmicas de grupo e pesquise nos livros e sites que nós selecionamos para você.

Como se preparar? Confira as dicas dos especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br:

Cuidados com o corpo e a mente:

• Duma cedo e não coma alimentos fortes no dia anterior

• Não tome nenhum medicamento que possa gerar algum efeito colateral antes da dinâmica

• Relaxe, tente esquecer as preocupações

• Leia bastante. A leitura ativa o cérebro

• Confirme o endereço e pesquise qual o caminho você vai seguir. Saia de casa com antecedência para não correr o risco de se atrasar

Apresentação pessoal:

• Muitas dinâmicas exigem movimentos como sentar, ajoelhar, subir em algum lugar. Evite roupas complicadas ou muito apertadas - minissaias e decotes nem pensar!

• Use roupas sóbrias, mas confortáveis. Você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, portanto, capriche!

• Para os homens, a dica é terno de cor escura, com a meia sempre combinando com o sapato. Não invente moda na gravata - deixe aquela de bichinhos para uma situação mais informal. Para as mulheres, um terninho vai muito bem, de preferência de cores sóbrias ou em tom pastel... evite cores vibrantes. Cuidado: se você não sabe sentar adeqüadamente, não vá de saia, prefira uma calça comprida. O mesmo vale para o salto alto. Caso a sua posição não seja nível executivo, prefira roupas mais simples, que condizem com o seu perfil profissional. Mas sem cair nos extremos: evite calça jeans e tênis.

• Não exagere demais no perfume e nos acessórios. Lembre-se: tudo que é em excesso faz mal, e você não quer ser lembrado pelo homem que tinha o perfume mais forte da sala ou a moça que abusou nos brincos e pulseiras, né?
Comportamento:

• Procure ser o mais natural possível e controle a ansiedade - nervosismo não ajuda em nada!

• Execute as tarefas da melhor maneira possível e preste muita atenção ao que está sendo pedido e perguntado

• Controle a agressividade, mesmo num momento de discussão procure não se exaltar

• Mantenha-se atualizado, o case pode ser realizado com base em notícias e fatos que estão acontecendo no momento
O que mais você precisa saber*:

• Leia algo sobre a empresa, sobre o cargo e discuta com amigos qual o tipo de comportamento esta empresa valorizaria para este cargo. Dificilmente será algo que você nunca fez mas talvez algo que você nunca valorizou! Dá tempo para pensar e se autoavaliar.

• Tente avaliar as suas experiências anteriores sem, entretanto, ficar controlado por elas. Coloque no seu pensamento que muito depende das outras pessoas com as quais você vai participar. Infelizmente um pouco do fator sorte interfere neste tipo de processo.

• Reserve tempo, normalmente esta atividade consome de duas a quatro horas. Caso você esteja empregado peça o a manhã ou a tarde de folga. Evite constrangimentos.



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